Do eu nasceu o prana. Assim como pode haver sombra quando ali está um homem, assim o prana está preso ao eu. Ele chega ao corpo devido às ações da mente.
Prasna Upanishad III.3
Prana é a energia fundamental que vitaliza tudo no universo. É, em última análise, a energia da consciência propriamente dita, responsável por todos os movimentos neste mundo consciente.
Os sistemas naturalistas de medicina baseiam-se na compreensão da energia vital e de como mantê-la em equilíbrio.
A cura prânica também está relacionada com o sistema da yoga. Esta não é apenas um sistema de exercícios, ou mesmo de meditação. E uma forma de trabalhar com as energias sutis do corpo e da mente, e a principal delas é o prana. A ciência yogue Pranayama e seus diversos exercícios de respiração baseiam-se na compreensão do prana e das maneiras de trabalhar com ele. Sem um desenvolvimento do prana não podemos avançar muito em qualquer caminho yogue, pois nos faltará a vitalidade necessária para percorrê-lo.
É possível, além do mais, usar o prana de forma direta, com objetivos de cura, seja em conjunto com outros veículos de prana, como os alimentos ou as ervas, ou sozinho. Podemos aprender a projetar a força do prana para curar a nós mesmos ou às outras pessoas. Existem inúmeras formas de trabalho direto com o prana, tais com o pranayama (exercícios de respiração). Pode-se projetar diretamente a energia da respiração, usando opoder da mente, em particular por meio da visualização. Onde quer que concentremos nossa atenção, estaremos também colocando algum aspecto de nosso prana ou vitalidade. Quanto maior nossa concentração, maior o poder do prana de que podemos dispor. Os terapeutas corporais sabem da importância de regular sua respiração, paralelamente ao tratamento do paciente, pois isso garante um fluxo mais positivo de energia de cura.
Às vezes o primeiro contato com o yoga (ásanas, meditação, respiração) sejam desconfortáveis pois estaremos mexendo com energias estagnadas e o ideal é que isto aconteça pois estaremos alterando hábitos energéticos do nosso corpo. Ao longo dos anos, nosso corpo desenvolve hábitos, assim como ocorre com nossa mente. Alguns desses hábitos são bons e outros são maus.
O prana é a energia vital do universo. Os seres estão vivos devido ao prana. As tradições apresentam nomes diversos para o prana: força vital, ki, chi, orgônio, e simplesmente "energia". Embora muitas vezes entendido como respiração, prana não é respiração; o prana cavalga na respiração, mas é diferente da res-piração. O prana penetra no corpo e sai dele seguindo o movimento da respiração. Tal é a natureza do prana: movimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário